
O benefício-creche, ultimamente bastante difundido e discutido nas cúpulas gerenciais de diferentes corporações, é um dos benefícios que podem ser oferecidos para essas profissionais, que não querem renunciar a sua carreira e gerenciar a sua vida familiar. Assim, seja no retorno da licença maternidade, seja para a capitação e/ou retenção das melhores profissionais do mercado, as grandes companhias vem, ultimamente, cada vez mais implantando em seus portfólios de benefícios.
O mercado de trabalho é formado por diversos perfis de colaboradores, entre eles as mulheres que possuem filhos e buscam ambientes seguros para equilibrar vida profissional e a vida pessoal.
Em um levantamento realizado em 2019, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi apontado que 51% das mulheres abandonam o mercado de trabalho após os 12 primeiros meses de vida do filho, o que leva cada vez mais à desigualdade de gênero entre todas as posições de ocupação profissional.
A maior parte dessas desistências ou demissões vem do fato dos empregadores não estarem alinhados à prioridade dada pelas mulheres à maternidade, e que, a partir do nascimento do filho, a profissional deve contar com recursos que possam fazer com que sua carreira não fique prejudicada, ou melhor, que o filho tão esperado possa representar uma mola propulsora de motivação e novos desafios.
Assim, com a tranquilidade de uma creche disponível em seu ambiente de trabalho, normalmente, a realidade das mulheres torna a maternidade & carreira um binômio bastante saudável na vida da família e, consequentemente, na produtividade das empresas.
Nas unidades escolares da UNIEPRE, não raramente, ouve-se depoimentos que o benefício-creche é o principal fator de retenção e de tranquilidade para a permanência da mãe no ambiente profissional. Muitas mulheres relatam que trabalhariam na empresa mesmo que fosse por um salário menor por conta da creche de alta performance educacional e de cuidados!
Mas, como o benefício-creche pode ser benéfico para a minha empresa?

Após a licença maternidade, muitas profissionais estão ansiosas para a volta ao trabalho, não só por sentirem falta da rotina profissional, ou pela valorização que esta rotina traz, mas também porque possuem uma motivação nova: a criação do seu filho em um lugar de segurança, bons cuidados e projeto educacional de vanguarda.
No entanto, ao se deparar com barreiras como a falta de empatia ou entendimento dos seus superiores, profissionais valiosas acabam por não ter como retornarem ao trabalho. Muito frequentemente, empresas que procuram por nossos serviços admitem que, num portfólio variado de benefícios, a creche aparece em um dos primeiros postos de desejo, tanto das colaboradoras-mães, como também dos colaboradores-pais.
Ao oferecer um ambiente absolutamente seguro, com protocolos rígidos de segurança educacional / emocional, de alimentação, de higiene e de limpeza, com uma equipe de profissionais capacitada para o recebimento de crianças desde muito pequeninas – a partir dos 4 meses – em sintonia com a carga horária de funcionamento dos escritórios e das fábricas, essa colaboradora se sente mais motivada no seu trabalho, trazendo não apenas bons resultados, mas ótimas iniciativas.
Tudo isso desencadeia um ciclo, onde quanto mais a corporação valoriza seus funcionários, mais resultados essas pessoas vão oferecer à empresa. Estabelece-se uma política de ganha-ganha, onde o colaborador, juntamente com a área gestora do benefício, fará parte de uma cadeia que permeia as empresas de orgulho e satisfação em fazer parte.
Assim acontece nas unidades geridas pela UNIEPRE. Mensalmente, indicadores da boa reputação da prestação dos serviços educacionais nas creches, são apurados e fazem parte, anualmente, do BSC das empresas.
Gestão de pessoas e Gestão de Protocolos & Gestão de Insumos e Gestão Educacional

Oferecer o benefício-creche não é apenas abrigar um espaço físico, mas sim organizar um projeto educacional. A profissionalização do benefício é condição “sine qua non” para o sucesso do mesmo.
Para que se tenha clareza da composição do benefício, é preciso que as condições de implantação sejam correlatas e coerentes entre si. Assim, juntamente com um espaço físico disponível com arquitetura pensada para o atendimento das crianças bem pequenas, há que se ter a certeza que a implantação envolverá uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuarão, desde o recrutamento e seleção dos profissionais até a formação continuada dos mesmos em serviço, e a aquisição de bons materiais e equipamentos.
Há que se pensar na responsabilidade civil das crianças que, se compartilhada com a UNIEPRE, representará um “sossego” operacional das empresas que, ao final de cada mês, receberão os KPI´s necessários para a gestão do benefício.
Assim, a implantação da creche representa um marco na vida das empresas e um empoderamento de todos os públicos envolvidos em sua cadeia produtiva!
Empresas com ações de gestão de pessoas mais eficazes tendem a ter um relacionamento muito mais duradouro, com baixos índices de crises e muitos resultados qualitativa e quantitativamente positivos. A creche é um dos fatores, senão o fator de melhor aceitabilidade e valorização que um gestor de pessoas tem na mão, como “moeda” motivacional. Com a creche ao seu dispor, as empresas, comprovadamente, convivem com o evento da “maternagem” de suas colaboradoras de forma muito tranquila!
Diferencial dos mais elogiados e valorizados
E, além do aumento da produtividade, a implantação do benefício-creche também pode ser um atrativo para os profissionais mais qualificados no mercado de trabalho, além de representar um lucro em todos os sentidos para a companhia que, preocupada com as questões sociais, cria um senso de empatia entre os colaboradores, que se sentem mais confortáveis em se entregar para aquele ambiente.
O colaborador que sente que está em um local onde a empresa se preocupa com outros quesitos indispensáveis para sua vida pessoal, torna-se com certeza um colaborador mais próximo da corporação, diminuindo também seu índice de rotatividade.
Como implantar o benefício-creche?

Apesar das muitas vantagens em se implantar o benefício, bem como da positividade que um ambiente deste traz consigo no clima organizacional das empresas, muitas não sabem, mesmo porque não precisam saber, como começar a pensar a implantar esse serviço. O DNA do benefício é educacional…
Assim, há 31 anos, a UNIEPRE vem se especializando na implantação e no trabalho conjunto com as empresas para as quais presta serviço, mesmo porque, para a implantação de um benefício com esta grandeza, grandes empresas devem ser servidas por um parceiro especializado, e experiente em algumas frentes de trabalho, que não só o CORE educacional. A Rede UNIEPRE conta com profissionais especialistas em gestão de pessoas, em gestão educacional, em gestão de saúde em creche, além de uma gestão financeira bastante eficiente que possa proporcionar aos nossos clientes a segurança e solidez de um grupo que acompanha as grandes companhias em discussões de alto nível profissional com performances alinhadas de Recursos Humanos, de Responsabilidade Social, de Gerenciamento Ambiental, de Finanças, de Purchases Management, etc.
Assim, capítulos específicos da Consultoria de Implantação e Implementação do benefício são disponibilizados pela UNIEPRE tão logo sejam acordadas as cláusulas do contrato de prestação de serviços entre a UNIEPRE e seus clientes.
Ficou interessado? Somos a escola pioneira que, ao longo de toda nossa trajetória, dedicamo-nos a oferecer às empresas parceiras as melhores e mais assertivas soluções para a implantação de creches “in company”!
Convidamos quem se interessar pelo tema a visitar nosso portal para conhecer melhor nossos serviços, ou nos chamar a qualquer tempo para um diálogo inicial!
Vamos iniciar um diálogo?
