Como a creche ajuda na inserção social das crianças?

O desafio de conciliar de forma positiva o cuidado dos pais com as crianças é algo que afeta toda a sociedade. Por isso, na relação de todos os setores da sociedade, governo, empresas e colaboradores devem estar envolvidos em prol de contribuir com soluções criativas e que favoreçam a Educação de forma global.

A importância de creches e escolas de Educação Infantil nas empresas e/ou autarquias públicas vai muito além do cunho educacional, sua principal função. A boa escola é vetor de inserção social, além de contribuir com o empoderamento da Educação no Brasil, talvez a única saída para o desenvolvimento que tanto almejamos para o nosso país.

Creche como um direito da criança

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegura às crianças o direito à Educação Infantil desde os primeiros anos de idade, por meio de creches e pré-escolas. Isso porque a formação dos pequenos se inicia desde cedo, bem como é a fase de maior importância na formação de adultos saudáveis.

Inserção social das crianças nas creches

Além de preceder a alfabetização e, posteriormente, outros conhecimentos, a estadia de uma criança na creche gira em torno de questões sociais. O primeiro ambiente que os bebês conhecem é o familiar, com pessoas que façam parte desse núcleo.

Ao entrar para a creche, as crianças passam a conviver em outro ambiente social. Nela, tem a oportunidade de amadurecer emocional e psicologicamente, por meio da convivência com outras crianças e com os professores.

Importância da creche para os pais

Sob o ponto de vista dos pais, a creche é a maior oportunidade de deixar o filho em um ambiente seguro, acolhedor e que lhe proporcionará conhecimento contextualizado e intencionalizado. Com a projeção das mulheres no mercado de trabalho, cada vez mais é comum que as crianças frequentem creches desde o retorno da mãe da licença-maternidade. A opção de uma creche profissionalizada traz mais segurança a pais e mães do que a criança permanecer no ambiente doméstico, às vezes até, com pessoas não preparadas para sua educação.

Opções para os pais que precisam das creches

Como dissemos, há iniciativas governamentais que garantem creches para as crianças. Porém, ainda há dificuldades em alguns locais que não dispõem de opções gratuitas e de boa qualidade.

Creches privadas

Em contrapartida, há no mercado creches e Escolas de Educação Infantil que oferecem serviço integral para cuidar das crianças e dar o suporte que precisam para a vida escolar.

Entretanto, escolas de boa qualidade nem sempre são acessíveis e muitos pais não têm condições de arcar com altos custos.

O papel das empresas

A fim de contribuir com a vida de seus funcionários para além dos portões das empresas, algumas companhias disponibilizam creches dentro de seus sites, a fim de colaborar com a rotina dos pais e, principalmente viabilizar o retorno das mães da Licença Maternidade.

O que fazer para disponibilizar creche para filhos de funcionários?

As empresas que desejam oferecer esses serviços aos seus funcionários podem ir em busca de outras empresas que estão dispostas a oferecer esses serviços também!

Desse modo, é possível oferecer tudo o que a instituição traz aos pequenos e ajudar os pais com comodidade.

Resultados de frequentar uma creche

A criança que convive socialmente tem mais ferramentas para desenvolver tanto física, como por exemplo, o próprio cérebro e as funções motoras, quanto emocionalmente. É uma oportunidade também para os pais, que não abrem mão da vida profissional, tendo a certeza de que os filhos estão em boas mãos.

As creches, portanto, são fundamentais para o desenvolvimento social das crianças e essa inserção é totalmente necessária. Como vimos, é preciso tanto para os próprios pais quanto para os pequenos.

Vamos iniciar um diálogo?

Te aguardamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *