Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

Os pais do século XXI enfrentam múltiplos desafios. Além da superqualificação exigida pelo mercado de trabalho, eles precisam conciliar a rotina de negócios com a criação dos filhos e a família. O benefício-creche, por exemplo, é um benefício nem sempre previsto em lei, mas que pode e deve ser implantado na forma de creche “in company”!.

Conforme estabelece a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), toda empresa que possua, no seu quadro de funcionários, pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos, deve contar com um espaço destinado à amamentação e ao cuidado com as crianças durante o expediente, pelo menos até os seis meses de idade.

Caso contrário, é possível adotar o auxílio-creche, que se trata de um valor destinado aos pais em substituição ao espaço físico.

No entanto, muito mais do que um “simples” auxílio-creche, as grandes companhias têm pensado à frente e implantado em seus sites Escolas de Educação Infantil, que atuam desde o berçário – no retorno da licença maternidade – ao Infantil 5 – idade em que a criança estará pronta para o ingresso na primeira série do ensino Fundamental I.

Benefícios para empresas que adotam creche “in company” em seus espaços

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

Uma pesquisa da Hewitt Associates, em 2011, mostrava que menos de 5% das organizações brasileiras ofereciam o benefício da creche nas empresas. A adoção da estratégia, no entanto, é uma forma de investir em capital humano, aumentar a concentração e melhorar a produtividade da equipe.

Um relatório da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal revela que, embora os benefícios do investimento sejam colhidos em longo prazo, a instalação de creche nas empresas – creche “in company” diminui as faltas dos funcionários, além de manter os empregados engajados e contribuir para uma melhor relação entre pais e filhos.

Especialistas da área elencam outros benefícios:

Cuidado com a Primeira-Infância

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

O período que vai do nascimento aos cinco anos, mais ou menos, é marcado por uma intensa fase de desenvolvimento. É nesse momento que a criança precisa ser estimulada para que desenvolva os sentidos e os afetos que levará para toda vida.

A aproximação com os pais, portanto, é uma maneira de efetivar os laços e promover um crescimento saudável, que irá impactar o futuro da criança e da sociedade.

Amamentação prolongada

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno se prolongue até os dois anos de idade. Para mulheres que trabalham fora, no entanto, cumprir essa recomendação é muito difícil, tendo em vista o tempo passado longe do filho.

Quando a empresa adota a creche “in company”, significa que ela reconhece a importância desse cuidado.

A UNIEPRE é pioneira na Gestão do primeiro Banco de Leite Humano – BLH – de uma indústria farmacêutica. Em parceria com a UNIEPRE – no Lactare – BLH que pertence ao nosso parceiro Eurofarma, coletam-se mais de 140 litros de LH por mês, que abastece ao Hospital Geral de Itapevi – na Grande São Paulo. É a UNIEPRE, mais uma vez, na vanguarda do cuidado e do desenvolvimento da Primeira Infância!

Conheça o Projeto Lactare e faça desta iniciativa uma iniciativa que pode fazer a diferença na sua companhia também!

Segurança

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

As mães que retornam ao trabalho sofrem, muitas vezes, com as preocupações diárias com os filhos, que estão longe e sob o cuidado de outros.

A instalação de um espaço exclusivo dedicado às crianças é uma forma de aproximar pais e filhos e, em caso de algum incidente, que aqueles sejam comunicados imediatamente.

A creche “in company” é uma projeto que cuida da segurança emocional de crianças e suas famílias, além é claro do conforto afetivo que se estabelece entre pais e filhos!

Sociedade mais justa

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

Uma pesquisa de 2018, da empresa Catho, responsável por recrutamento, demonstra que cerca de 30% das mulheres brasileiras deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos. Já aquelas que retornam, sofrem com constantes preocupações, como pedir para faltar para cuidar das crianças ou dos afazeres, além de se sentirem culpadas por deixarem seus filhos.

É nesse sentido que, quando uma organização adota a creche “incompany” nos seus site, ela contribui para uma sociedade mais justa e equilibrada em todos os aspectos.

Sociedade do futuro requer adaptações das empresas

Creche nas empresas: saiba como ela auxilia a relação entre pais e filhos

As mudanças na concepção do que é família também requerem mudanças nas empresas. Homens e mulheres trabalham, mas os filhos e a família não deixam de existir nesse tempo. A empresa que reconhece essa necessidade, portanto, tem melhor visibilidade de mercado, e é reconhecido em toda sua cadeia de stakeholders.

Grandes marcas já vislumbram necessidades

Organizações como a Netflix e a Google, por exemplo, adotam estratégias semelhantes, como ampliação das licenças maternidade e paternidade.

Quem deseja conquistar cada vez mais espaço em um mercado competitivo, deve considerar essas tendências, que incluem mais que as determinações da legislação.

E na sua empresa, quais estratégias são adotadas? Se você não conseguiu elencar nenhuma, é hora de avaliar a situação. Entre em contato com a UNIEPRE  e descubra que implantar uma creche “in company” pode ser muito mais fácil e nem tanto oneroso como se possa imaginar!

Vamos iniciar um diálogo?

Te aguardamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *