O que é diversidade nas empresas?

diversidade nas empresas

O mundo dos negócios, seja qual for o segmento, está inserido em um cenário global. Assim, com foco em evitar a estagnação, a palavra da vez nas organizações é “diversidade”. Uma tendência que, claramente, não será passageira.

Para salientar a importância da diversidade nos ambientes de trabalho, a McKinsey & Company, referência mundial em consultoria estratégica e responsável pela expansão de empresas como a Heinz e a General Motors, realizou uma pesquisa sobre o assunto. Com o nome de Delivering Through Diversity, a pesquisa apresenta dados captados em mais de mil organizações, em 12 diferentes países.

Entre os principais apontamentos, encontramos o fato de que, empresas com maior diversidade de gênero em suas equipes, apresentam 21% mais chances de obterem lucro acima da média. Já, quando o assunto é diversidade cultural e étnica, essas chances alcançam 33%, mostrando números extremamente significativos.

Logo, é imprescindível entender o conceito de diversidade e o motivo que a faz benéfica para os negócios. Nos próximos anos, organizações que compreenderem e gerenciarem a diversidade em seus núcleos terão uma enorme vantagem no que diz respeito ao recrutamento e retenção de talentos. Neste artigo, descreveremos como as empresas podem melhorar a abordagem e a prática da diversidade nos ambientes de trabalho, de forma sucinta e direta.

De modo geral, o que é diversidade?

Segundo um dos principais e mais completos dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, diversidade é o “caráter que distingue um ser do outro ser, uma coisa de outra coisa”.

Para uma definição mais abrangente, podemos levar em consideração o que diz o Oxford Dictionary, que descreve diversidade como “a existência de uma variedade de grupos culturais ou étnicos dentro de uma sociedade”. Segundo os exemplos citados no próprio dicionário, essa variedade inclui “raça, etnia, idade, nacionalidade, status socioeconômico, gênero, religião ou orientação sexual”.

Diversidade nas empresas é fazer com que o local de trabalho reflita a composição de uma sociedade plural. Quando as pessoas pensam em diversidade, geralmente, pensam em grupos demográficos, como gênero e raça. Porém, a diversidade é um conceito mais amplo do que isso.

Para que fique mais claro, é preciso entender as principais categorias de diversidade:

– Diversidade inerente: abrange características como gênero, idade e raça;

– Diversidade adquirida: abrange fatores como valores, habilidades, conhecimentos, educação e experiência.

Curiosamente, de acordo com um relatório divulgado pela empresa de consultoria empresarial americana Deloitte (uma das 4 maiores empresas do ramo no mundo), a diversidade é percebida de forma diferente por cada geração.

Segundo o estudo, que recebe o nome de The Radical Transformation of Diversity and Inclusion: The Millennial Influence, as atuais gerações enxergam o ambiente de trabalho como a combinação de diferentes contextos, experiências e expectativas. Elas também acreditam que, tirar proveito dessas diferenças é o que leva à inovação.

Já as gerações de nascidos antes dos anos 80, enxergam a diversidade no local de trabalho como uma representação igual e justa, independentemente da demografia.

Seja qual for o ponto de vista, a diversidade é uma palavra de ordem, que precisa ser levada a sério nas empresas.

Então, qual a importância da diversidade em uma organização?

diversidade nas empresas

De forma resumida, a diversidade amplia o leque de pensamento dentre das empresas. Quando colocamos pessoas diferentes em um escritório, por exemplo, estimulamos a criatividade, permitindo que apresentem suas melhores ideias.

Algum tempo atrás, a Harvard Business Review, publicação sobre o setor de negócios ligada à Universidade de Harvard, divulgou um artigo intitulado Teams Solve Problems Faster When They’re More Cognitively Diverse, que sugere que equipes cognitivamente diversas resolvem problemas com maior rapidez se comparadas com equipes cognitivamente semelhantes.

Nesse artigo, os pesquisadores apontam que, quando uma empresa não está aberta para a diversidade, ela acaba “sufocando” ideias e talentos. O que isso significa? Que as pessoas não conseguem estimular sua criatividade quando a cultura do local de trabalho exige que elas se encaixem, que sejam “mais do mesmo”.

As principais vantagens que a diversidade pode trazer para as empresas

A diversidade pode trazer benefícios significativos para os ambientes de trabalho, entre eles:

– Um ambiente de trabalho diversificado ajuda as empresas a entenderem melhor seus mais variados clientes;

– Quando há diversidade, há também novas ideias e maior criatividade, graças aos pensamentos e vivências variadas;

– A diversidade pode ajudar a expandir os negócios, já que garante diferentes pontos de vista e um entendimento melhor de públicos e nichos ainda não alcançados;

– O desempenho dos funcionários melhora quando eles se sentem confortáveis e valorizados por suas diferenças, além de estimulados pelos debates plurais em suas equipes;

– Abraçar a diversidade mostra que a empresa pensa no futuro, atraindo mais candidatos para as vagas e retendo um número maior de talentos;

– Ao reter talentos, a organização agrega valor à sua marca.

Como promover a diversidade em uma empresa?

diversidade nas empresas

Naturalmente, existem grandes desafios com o desenvolvimento de uma cultura organizacional de diversidade. Isso porque essa é uma mentalidade e uma maneira de enxergar a organização que engloba desde o recrutamento até a socialização, treinamento e orientação dos demais funcionários.

Para que novas políticas de diversidade sejam implantadas com sucesso dentro de uma empresa, é necessário investir em:

– Promoção de diferentes pontos de vista;

– Treinamento para gestores e funcionários;

– Aumento de competência cultural;

– Especialistas em recursos humanos;

Recursos que garantam a valorização dos colaboradores, como a implantação de creches “in company” dentro das organizações, para não perder talentos que não tenham com quem deixar os filhos, por exemplo.

Como contratar com base no conceito de diversidade?

Antes de qualquer coisa, é preciso superar o preconceito e focar na qualificação. Assim, as organizações garantem pessoas experientes, habilidosas e com múltiplos talentos.

Algumas dicas simples para realizar essas contratações são:

– Utilize questionários e testes on-line como primeiro requisito de contratação, assim, os candidatos que passarem para a próxima fase serão escolhidos apenas com base em seus conhecimentos, sem distinção;

– Deixe claro para gerentes o que pode e o que não pode ser solicitado durante uma entrevista. O ideal é eliminar perguntas muito pessoais, que envolvam crenças, orientação sexual ou constituição familiar. Nenhuma dessas questões classifica um candidato como bom ou ruim;

– Use a criatividade. Ofereça vagas voltadas às mulheres, por exemplo, em grupos profissionais femininos. Esse método é aplicável em qualquer vaga.

Após implantar a diversidade, como gerenciá-la?

diversidade nas empresas

Para uma organização, não basta apenas aplicar medidas que fomentem a diversidade. É preciso garantir também que elas trarão bons frutos e tornarão o ambiente de trabalho reconhecido por ser um local de aceitação e tolerância para todos.

Para isso, é necessário focar em pontos como:

Políticas escritas

Se a empresa já possui um guia ou manual para seus funcionários, é possível adicionar a ele uma sessão voltada à promoção da diversidade. Caso contrário, é de extrema necessidade a criação de um documento como esse.

O manual deve conter informações sobre leis de não discriminação e um código de conduta para os colaboradores.

Plano de responsabilidade

A empresa deve realizar, periodicamente, pesquisas para verificar o progresso da aplicação da diversidade. Essas pesquisas devem incluir o quanto os colaboradores estão cientes das políticas da empresa e estão dispostos a colocá-las em prática.

Treinamento

Gestores e demais funcionários devem receber treinamento para aprenderem a lidar com a diversidade de forma plural. Tais treinamentos são fundamentais para que os colaboradores aprendam a lidar com diferentes pontos de vista, vivências, experiências e particularidades, além de tomarem conhecimento do que é ou não aceitável dentro da empresa.

Tolerância zero

O manual de conduta foi repassado para todos os funcionários? Então, presume-se que eles estão cientes das normas e da cultura da empresa. Logo, não é tolerável qualquer ação em desacordo com as normas da organização. Os colaboradores devem ter conhecimento de que, qualquer atitude discriminatória é passível de advertência e/ou demais medidas legais.

Diversidade é um diferencial

No mundo dos negócios, abraçar a diversidade significa abrir caminhos para uma organização mais moderna e inovadora, que preza pela valorização do diferente, do novo e do único.

Dentro de um ambiente empresarial, permitir e incentivar a contratação de grupos distintos garante não somente uma boa imagem frente ao público, mas também um fortalecimento da cultura organizacional como um todo, levando a empresa rumo ao sucesso.

Se você se interessa pelo assunto e quer oferecer aos seus colaboradores uma vantagem única, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso!

Vamos iniciar um diálogo?

Te aguardamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *