O que levar em consideração na hora de investir na terceirização de uma creche “in company”?

Crianças na creche

Se sua empresa possui um número expressivo de mulheres no quadro de funcionários,

Se está alinhada com a essência do mundo dos negócios de construir um futuro melhor a médio prazo,  

Se tem como estratégia desenvolver um Programa de investimento e engajamento social que foque a infância como tema central…

Saiba que o investimento em uma creche corporativa pode lhe trazer diversos benefícios!

Neste artigo, vamos mostrar o que sua empresa deve levar em consideração na hora de investir na terceirização profissionalizada do benefício creche “in company”.

Conceder esse benefício pode ser um fator crucial na produtividade dos colaboradores, em especial das mães-colaboradoras, bem como na retenção de talentos. Além disso, esse investimento pode impactar no lado social, tendo em vista o déficit de creches públicas e o crescente abandono do trabalho por mães após a maternidade.

Veja, a seguir, o que você deve levar em consideração para fazer um investimento assertivo na terceirização de uma creche, e saiba que a UNIEPRE, gestora de creches “in company” há 31 anos apresenta diferenciais técnicos operacionais e pedagógicos como nenhuma outra instituição de ensino da Primeira Infância!

Reputação da empresa terceirizada

Primeiramente, é importante levar em consideração nossa reputação junto ao mercado educacional e junto ao mercado das grandes companhias nacionais e multinacionais para as quais prestamos serviços.

A creche corporativa possui nuances e aspectos que carregam o DNA da companhia que nos contrata, sem que, para tanto, percamos a essência de um Projeto Educacional de vanguarda pedagógica construído ao longo de nossa trajetória desde 1989. Assim, não só a Pedagogia da Infância, mas também a Andragogia necessárias para que os profissionais gestores das creches acompanhem os processos evolutivos das grandes corporações, fazem parte do nosso cardápio de aprendizados e estudos contínuos.  Desse modo, fazer uma pesquisa detalhada e avaliar itens como:

  • Experiência efetiva no mercado;
  • Reputação e qualidade dos serviços oferecidos;
  • Equipe de profissionais qualificada e engajada na Educação da Primeira Infância;
  • Projeto Educacional de vanguarda pedagógica;
  • Núcleo de Saúde em creches experiente;
  • Satisfação dos clientes;
  • Entre outros.

Saber dessas informações lhe dará muito mais confiança para fazer parceria com a UNIEPRE, uma escola idônea, altamente capacitada e constantemente em busca de competências agregadas complementares para atender a demanda da sua empresa nos serviços de creche corporativa, faz toda a diferença!

Custo-benefício da creche “in company” comparativamente ao auxílio-creche

O pagamento do auxílio-creche impacta bastante o orçamento de empresas de grande porte, mas certamente não traz consigo os mesmos resultados da implantação do benefício-creche. Assim, a terceirização de uma creche dentro da empresa “diminui” esses custos e atende às questões relacionadas às necessidades dos colaboradores, à medida que os recursos são destinados ao objetivo-fim do benefício, não sendo “desviados” para outros fins dentro do orçamento doméstico dos colaboradores, que não os educacionais, trazendo reputação corporativa e orgulho de pertencer por parte de todos a cadeia de stakeholders envolvida.

A implantação de uma creche corporativa terá benefícios monetários para a empresa, diminuindo rotatividade e absenteísmo dos colaboradores que terão onde deixar seus filhos, sem que isso impacte no orçamento familiar!

Retenção de talentos & Igualdade de Oportunidades

Criança com mãe colaboradora na creche

Na cadeia de valor de todo o colaborador, a creche “in company” tem aceitação e desejo de possuir, por parte das famílias, da ordem de 90%. Portanto, não é preciso afirmar que a creche é fator relevante na retenção de talentos dentro de uma organização. É muito comum que as mães relatam que o benefício-creche é determinante para sua permanência na empresa e aspecto de tranquilidade e conforto no seu dia a dia profissional. O dilema quanto aos cuidados e educação dos filhos, principalmente no período de retorno da licença maternidade, faz com que muitas mulheres abandonem sua carreira profissional, aumentando cada vez mais a desigualdade entre gêneros.

Pesquisas mostram que nos países latino-americanos, como México, Colômbia, Brasil, Chile, peru e Costa Rica, o apoio à pesquisa e estudos sobre políticas públicas em Desenvolvimento da primeira Infância pode ser considerado nulo na cadeia de importância e interesse de grandes empresas. Apenas 18% delas apresenta interesse no desenvolvimento e/ou fortalecimento de programas de aprendizagem e educação destinados às crianças menores de 6 anos!

No entanto, essa situação pode se tornar muito menos desgastante para os colaboradores, principalmente para as mulheres, caso a empresa tenha à disposição uma creche corporativa.

Nesse sentido, a volta da mulher ao trabalho seria um processo mais tranquilo, pois retiraria preocupações como:

  • Com quem deixar meu filho, de forma segura, para que eu possa trabalhar?
  • Quais os custos com creches particulares de excelência educacional?
  • Como levar e buscar a criança numa escola fora do meu itinerário casa&trabalho?
  • Em que horários vou amamentar meu filho?

Portanto, uma creche no ambiente corporativo pode colaborar com a retenção de talentos e tornar esse colaborador muito mais produtivo nas suas tarefas, pois saberá que seu filho estará pertinho, sendo bem cuidado e bem desenvolvido em todas as suas potencialidades!

Admiração dos colaboradores

Crianças na creche

Programas de “QualiVida” e bem-estar têm sido muito valorizados na vida de colaboradores das empresas. Assim, com a creche “in company”, onde o colaborador traz consigo para o trabalho seu bem mais preciso – o filho – é um benefício que aumenta a credibilidade da empresa perante a sociedade e gera a certeza da admiração corporativa de todos.

Ou seja, disponibilizar um espaço para creche terceirizada é um sinal de que a empresa pensa no bem-estar dos colaboradores, refletindo tanto no desempenho quanto na motivação do colaborador.

Saiba mais

Quer saber mais sobre como implantar uma creche terceirizada na sua empresa? Acesse o Portal UNIEPRE e saiba como nós podemos ser o parceiro ideal para a sua corporação!

Vamos iniciar um diálogo?

Te aguardamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *